Publicação

Projeto do Ministério da Saúde, Fiocruz e UFTM lança curso e publica Guia para profissionais da Atenção Primária a saúde (APS)

Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2024, 08h36

A elaboração do “Guia de Autocuidado em Saúde e Literacia para a Saúde” foi um dos produtos de um projeto firmado pelo Ministério da Saúde (Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde), a Fiocruz e pela UFTM, voltado a profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde no Brasil. Este projeto também previu o lançamento de um curso autoinstrucional voltado a esses profissionais, que se encontra disponível em sua 2ª versão, com matrículas gratuitas até dezembro de 2024, na plataforma da UNA-SUS, no link: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/47005.

O guia foi publicado no final de 2023, pela Editora do Ministério da Saúde. No contexto da promoção, prevenção e cuidado das pessoas em condições crônicas foi elaborado também pelos pesquisadores do Prolisabr/UFTM nomeadamente: Ana Luiza Braz Pavão, Kellen Campos Castro Moreira e Rosane Aparecida de Sousa.

Este material foi produzido para atender à demanda por fundamentação dos trabalhadores da área de saúde sobre a Literacia para a saúde e está disponível gratuitamente no site da BVS:

O curso tem como coordenadoras acadêmicas as professoras Ana Luiza Braz Pavão (ICICT/FIOCRUZ) e a professora Rosane Aparecida de Sousa (DSS/UFTM).

Origem e organização do projeto

No primeiro semestre de 2021 ocorreu contato do Ministério da Saúde com a líder do Grupo de Estudos e Pesquisa: PROmoção em comunicação, educação e LIteracia para a SAúde no Brasil - ProLiSaBr, vinculado ao Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais (IELACHS) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM para convidar o referido grupo de estudos para apresentar um projeto de um curso e produção de material em diversas mídias abordando a temática da Literacia para a saúde.

No mesmo período, a pesquisadora Ana Luiza Braz Pavão (ICICT/ FIOCRUZ) foi contactada com o mesmo convite. A referida pesquisadora já fazia parte do grupo ProLiSaBr/UFTM como membro externo desde 2018. Em reunião entre a líder do grupo Prolisabr e a pesquisadora da FIOCRUZ definiu se pela oferta em conjunto das duas instituições.

No primeiro semestre de 2021 foi apresentado o projeto para atender ao interesse do Ministério da Saúde com financiamento da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS). O projeto enviado pela FIOCRUZ/UFTM foi aprovado.

Ana Luiza foi a coordenadora geral deste projeto (coordenadora técnica pela Fiocruz), estabelecido por meio de Carta Acordo da OPAS. A professora Rosane Aparecida de Sousa foi a coordenadora adjunta do projeto, tendo em vista a sua expertise na temática da Literacia para a Saúde e ser a líder do grupo ProLiSaBr, grupo de pesquisa e estudos do CNPq, em comunicação e educação em saúde, promoção da saúde e literacia para a saúde. Carmen Aprato (ICICT/Fiocruz) foi a coordenadora executiva.

A organização do projeto, planejamento dos conteúdos, distribuição dos conteúdos em formato de módulos (5 módulos com 3 aulas cada módulo), a produção dos conteúdos para cada aula, a elaboração e produção de cinco guias foram realizados pelos membros do grupo Prolisabr com supervisão de Rosane e Ana Luiza.

A temática sobre a Literacia para a saúde é o foco de estudos e produção de conhecimentos no grupo Prolisabr/UFTM. No grupo, 50% dos pesquisadores são docentes, técnicos de nível superior e discentes da UFTM.

Imagem: Capa do Guia (Ministério da Saúde, Fiocruz, UFTM)