10 anos Oficinas de Parentalidade

UFTM celebra 10 anos das "Oficinas de Parentalidade" com evento no Fórum Melo Viana

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2024, 12h44

Na manhã desta quinta-feira, 3, a reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), professora Marinalva Vieira Barbosa, participou da cerimônia de abertura do evento em comemoração aos 10 anos do programa de extensão "Oficinas de Parentalidade". A solenidade ocorreu no Salão de Júri do Fórum Melo Viana, em Uberaba-MG, destacando a importância da parceria entre a universidade e o Judiciário para a promoção de um trabalho que visa fortalecer as relações familiares em processos de divórcio.

Mesa de abertura (Foto: Luis Adolfo)

A mesa de abertura contou com a presença de importantes autoridades, como o juiz diretor do Foro da Comarca de Uberaba e titular da 2ª Vara Criminal, Fabiano Garcia Veronez; o juiz titular da 3ª Vara de Família, Sidnei Ponce; além da reitora Marinalva Vieira Barbosa. Na ocasião, foi ressaltada a relevância das "Oficinas de Parentalidade", coordenadas pela professora Luciana Maria da Silva, do Departamento de Saúde Coletiva da UFTM.

Profa. Luciana Maria, coordenadora do projeto  (Foto: Luis Adolfo)

O evento iniciou com apresentações da promotora de Justiça aposentada, Miralda Dias Dourado de Lavor, e da própria professora Luciana Maria, que compartilharam a trajetória do programa ao longo da última década e seu impacto positivo na Comarca de Uberaba.

Em sua fala, a reitora Marinalva Vieira Barbosa destacou os pilares fundamentais da universidade pública – ensino, pesquisa, extensão e inovação – e a importância do trabalho de extensão na construção de um vínculo direto com a sociedade. "Quando vemos um programa de extensão com a longevidade das Oficinas de Parentalidade, temos a certeza de que ele cumpre sua função e traz resultados concretos. Isso nos enche de alegria, pois a extensão é o eixo que coloca a universidade em contato direto com a sociedade", afirmou a reitora.

Ela também salientou a contribuição das oficinas no combate à violência e na construção de relações familiares mais saudáveis, fatores que repercutem no ambiente educacional. "Esse trabalho impacta diretamente na formação e na convivência dentro da própria universidade. A parceria entre a UFTM e o Judiciário, neste sentido, é essencial e, como reitoria, estamos comprometidos em manter esse vínculo e apoiar a continuidade do programa por mais uma década ou várias", concluiu Marinalva.

O evento marca uma década de atuação das "Oficinas de Parentalidade", que vêm consolidando seu papel na promoção da paz familiar e da prevenção de conflitos por meio da educação parental, reforçando o compromisso da UFTM com a sociedade.

Público presente (Foto: Luis Adolfo)

registrado em: