IPHAN

UFTM recebe equipe técnica do IPHAN

Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2024, 10h39

Visita é um marco na preservação do acervo arquitetônico histórico da universidade.

Nesta quinta feira, 03 de outubro, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) recebeu a visita da equipe técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) da Superintendência de Minas Gerais, composta pelo arquiteto, Ulisses Lins, e a técnica em Conservação e Restauro, Cibele Brogio. Os técnicos vieram a Uberaba conhecer e avaliar prédios históricos que compõem o patrimônio arquitetônico da UFTM, sendo esses, a estação de trem de Peirópolis que abriga o Museu dos Dinossauros, a Santa Casa de Misericórdia na praça Thomas Ulhoa que compõe a estrutura do Hospital de Clínicas da UFTM e a instalações da unidade Manoel Terra, popularmente conhecida como “Campus 1”.

A equipe técnica do IPHAN foi recebida por um grupo de docentes e servidores técnicos-administrativos da UFTM, coordenado pela vice-reitora, profa. Dra. Meire Ataíde. O grupo contou ainda com a Diretora do Dep. Desenvolvimento em Extensão da PROEXT, Profa. Dra. Aline Dessupoio; o Prefeito Universitário, Prof. Dr. Elcides Rodrigues e a equipe da PREUNI; a diretoria do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, composta pelo museólogo, Diogo Nobre e o Paleontólogo e docente do ICENE, prof. Dr. Thiago Marinho; e o assessoramento técnico-científico da docente do Departamento de História, Profa. Dra. Sandra Dantas, pesquisadora da história de Peirópolis.

Na ocasião, os técnicos fizeram registros fotográficos, conheceram a história das edificações e instruíram as equipes da UFTM quanto as melhores práticas para preservação das construções históricas. Ainda durante a programação da visita, foi apresentado o projeto de reforma das instalações do Museu dos Dinossauros e discutidos os procedimentos de tramitação de processos junto ao IPHAN. A visita técnica é um marco no compromisso na UFTM com a preservação de seu patrimônio arquitetônico histórico e oportunizou a identificação, junto ao Instituto, de prédios da universidade que carregam herança cultural em suas paredes.

Fotos: Acervo Dra. Meira

Assunto(s): IPHAN , visita técnica