Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
CENTRO CULTURAL

II Abril Indígena da UFTM promove vivências e reflexões sobre a diversidade e os direitos dos povos indígenas

Publicado: Quarta, 16 de Abril de 2025, 13h12

Entre os dias 21 e 25 de abril, das 8h às 22h, o Centro Educacional da UFTM será palco de uma programação diversa e enriquecedora durante o II Abril Indígena, evento que reúne oficinas, rodas de conversa, exposições, exibições de filmes e mesas-redondas com a participação de representantes dos povos Pataxó, Guajajara e Hã Hã Hãe da Aldeia Katuramã de Belo Horizonte.

A iniciativa é fruto da parceria entre lideranças indígenas e membros da comunidade acadêmica — docentes, discentes e técnicos administrativos — e visa criar espaços de diálogo, aprendizado e celebração da pluralidade cultural indígena.

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos da comunidade uberabense e da sociedade civil sobre os povos indígenas, o evento propõe-se a valorizar seus saberes e fazeres, fortalecendo o respeito à diversidade e promovendo a convivência intercultural.

Entre os principais propósitos do II Abril Indígena, destacam-se:

  • Sensibilizar e provocar reflexões a partir de vivências com as línguas, etnias, conhecimentos tradicionais e expressões artísticas dos povos indígenas;
  • Criar espaços de escuta e debate sobre os desafios interculturais contemporâneos, com vistas à construção de novas possibilidades de superação;
  • Reafirmar os direitos dos povos indígenas frente a retrocessos e desigualdades históricas, promovendo a valorização de suas culturas, memórias e presenças nos contextos local, regional e nacional.

Entre os destaques da programação, está o lançamento do livro Maracá Militante, Alma de um Povo, de Japoterú Pataxó e Yaowa Guajajara, que integra a Ação Curta FeLi, promovida pelo Centro Cultural da UFTM, no dia 23 de abril, às 17h30, na Sala Porta Laranja.

Ainda no dia 23, ocorrerá a Mesa-redonda: "Território Aldeia e Educação como espaços de (re)existência, identidade e dignidade", no Auditório Turmalina, no Centro Educacional. A mesa, em formato híbrido, contará com a presença de lideranças indígenas, representantes da UFTM, do IFTM - campus Uberaba e do Ministério Público. 

Encerrando a programação, no dia 25 de abril, acontecerá um Sarau Cultural na Sala Porta Laranja, no Centro Educacional da UFTM, e uma Noite Cultural no distrito de Peirópolis, celebrando os encontros e trocas vivenciadas ao longo da semana.

Acompanhe a programação completa aqui

As inscrições estão abertas exclusivamente para as oficinas (acesse o formulário).
Os certificados serão emitidos mediante a assinatura da lista de presença nas atividades.

A organização também convida o público a contribuir com a doação de 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite, em solidariedade aos povos indígenas que participarão do evento.

Segundo o Cacique Japoterú Pataxó, o II Abril Indígena é um convite à escuta, ao reconhecimento e ao fortalecimento das vozes indígenas, reafirmando a diversidade como um dos maiores patrimônios vivos do Brasil.

Para mais informações, entre em contato com o Centro Cultural por meio destes canais:

Instagram: @abrilindigenauftm
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fonte: Centro Cultural (CCULT-UFTM) 
 
Publicado por: Tiago Saad Morlin (Discente do Curso de Letras - Português e Espanhol - e estagiário da Comunicação Social da UFTM).
Fim do conteúdo da página