Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Recepção de Calouros

Uma jornada de acolhimento e atrações artísticas na Recepção de calouros ConheSer

Publicado: Segunda, 28 de Abril de 2025, 18h54

Foto: Luís Adolfo

A recepção dos calouros nas universidades é um momento fundamental para o início da jornada acadêmica. Mais do que uma simples tradição, esse acolhimento promove motivação, senso de pertencimento e integração entre calouros e veteranos. Ao serem recebidos com empatia e entusiasmo, os calouros se sentem mais confiantes para enfrentar os desafios do ensino superior. 

Com o tema "ConheSer", a Recepção dos Calouros da UFTM começou de forma acolhedora e animada. No evento foi destacada a importância de conhecer a universidade e as demandas acadêmicas ao longo do curso. A recepção começou com muita energia do lado de fora do auditório Turmalina, no Centro Educacional, onde as atléticas dos cursos exibiam suas bandeiras e as entidades estudantis organizaram estandes informativos  sobre as Atléticas,  os Centros Acadêmicos, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), entre outros. Também houve uma apresentação artística de dança e dos Indígenas da etnia Pataxó.

 

Vice-reitora Meire Soares de Ataíde. Foto: Luís Adolfo

Às 19h, teve início a apresentação musical do aluno Estevam Serafim do curso de Letras, Potuguês/Inglês. Em seguida, a vice-reitora Meire Soares de Ataíde deu as boas-vindas aos calouros, destacando a importância desse momento para os estudantes e para a universidade. Para a vice-reitora, “a recepção dos novos alunos é um momento especial. Para eles é a realização de um sonho e para nós a concretização daquilo que é função da universidade: ensinar, formar boas pessoas e melhorar a sociedade”.

Também esteve presente a pró-reitora de ensino Patrícia Vieira, que ressaltou a relevância do evento ConheSer. “O acolhimento dos calouros é mais do que uma tradição, é um compromisso da universidade com o sucesso acadêmico e pessoal dos estudantes. Queremos que cada aluno se sinta parte integrante da nossa comunidade desde o primeiro dia e saiba que poderá contar com o apoio institucional em sua trajetória” , destacou a pró-reitora de ensino. 

Pró-reitora de ensino Patrícia Vieira. Foto: Luís Adolfo

O evento também teve a participação da personagem Dona Biscoitilda, que apresentou de forma divertida as principais pró-reitorias: Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROACE), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT), Pró-Reitoria de Ensino (PROENS) e Assessoria de Cooperação Internacional (ACI). Dona Biscoitilda conduziu uma apresentação motivacional sobre a importância de encarar a vida acadêmica com leveza e bom humor. O evento também contou com um quiz interativo com premiações dos 20 anos da UFTM,  apresentação musical do grupo Ouroboros, a participação de indígenas da etnia Pataxó e apresentação de dança.

 Personagem Dona Biscoitilda e alunos. Foto: Luís Adolfo

 

 

(Francinalva Alves - Estagiária da Comunicação Social)

registrado em:
Fim do conteúdo da página