Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Assessoria de Cooperação Internacional

Estudantes da UFTM embarcam para intercâmbio na França pelos programas Brafitec e Brafagri

Publicado: Sexta, 01 de Agosto de 2025, 17h55

 

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) celebra mais uma conquista internacional. Dezenove estudantes da UFTM foram contemplados com bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para participar de intercâmbio acadêmico na França. Os discentes integram os projetos Brafitec (voltado à área de engenharias) e Brafagri (voltado à área de ciências agrárias), ambos resultado de cooperação bilateral entre Brasil e França.

O grupo embarca para a Europa no segundo semestre de 2025 e iniciando o semestre letivo nas instituições francesas parceiras,  no mês de setembro. Parte dos estudantes realizará o intercâmbio na modalidade de Duplo Diploma, na qual ao final do processo, poderão obter o diploma pela UFTM e pela universidade francesa, ampliando suas possibilidades acadêmicas e profissionais.

 

Novidade deste ano
Uma das grandes novidades desta edição é a participação de um estudante do curso de Agronomia do Campus Iturama, que integrará o programa por meio do Brafagri. Essa é a primeira vez que um aluno da unidade é contemplado no projeto, ampliando o alcance e a representatividade da UFTM nos cenários internacional e das ciências agrárias.

 

Formação com experiência internacional
Os programas Brafitec e Brafagri são financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e têm como objetivo promover a formação de engenheiros e profissionais das ciências agrárias com experiência internacional, por meio da integração curricular entre universidades brasileiras e francesas.

A UFTM reafirma seu compromisso com a internacionalização e a excelência na formação acadêmica de seus estudantes, oferecendo oportunidades transformadoras que vão além da sala de aula e ampliam horizontes profissionais e culturais.

 

Fonte: Assessoria de Cooperação Internacional - ACI/UFTM

Fim do conteúdo da página