Atletas da UFTM conquistam resultados expressivos nas Paralimpíadas Universitárias 2025

Entre os dias 29 e 31 de outubro, estudantes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) participaram das Paralimpíadas Universitárias, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo. Os atletas conquistaram premiações, reforçando o impacto da prática esportiva adaptada no ambiente universitário.
Os estudantes Pablo Henrique de Melo, do curso de Engenharia Elétrica, atleta da natação na classe S11 (deficiência visual total), e Paula Moraes Palis, estudante de Serviço Social, atleta da bocha paralímpica na classe BC1 (deficiência física), participaram das Paralímpiadas. Larissa Silva Rosa Lima e Guilherme Henrique Gonçalves, ambos do curso de Educação Física e integrantes do projeto de extensão Braçadas de Inclusão na Natação – BRASIN, acompanharam a delegação da UFTM. O BRASIN é coordenado pela professora Suziane Peixoto, docente do curso de Educação Física, em parceria com o professor Alexandre Max, da Fundação de Esporte e Lazer (Funel).
O projeto BRASIN também acompanhou as atletas da natação Sara Souza Machado da Mata, estudante de Direito da FACTHUS (classe S12 – deficiência visual), e Tatiane Silva de Souza, estudante de Fisioterapia da Uniube (classe S8 e S9 – deficiência física).

Vivência no Comitê Paralímpico Brasileiro
A equipe chegou ao Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro no dia 29 de outubro. Todos ficaram hospedados no CPB, que também sediou as competições e ofereceu alimentação às delegações. O primeiro dia foi dedicado à ambientação, classificações funcionais e avaliações técnicas — procedimentos obrigatórios, especialmente para a bocha paralímpica, que exige homologação dos equipamentos utilizados.
Resultados do dia 30 de outubro
No período da manhã do primeiro dia das competições, Pablo e Tatiane conquistaram medalha de ouro na modalidade 100metros livre, Sara conquistou o ouro nos 100metros costas. Na parte da tarde, Paula conquistou a prata na bocha paralímpica.
Resultados do dia 31 de outubro
No último dia de competição, tanto Pablo quanto Sara conquistaram o ouro nos 100metros peito e nos 50metros livre, já a atleta Tatiane levou a prata nos 100metros peito.
Impacto e significado da participação
A delegação da UFTM e as atletas acompanhadas pelo BRASIN conseguiram um desempenho de destaque nas Paralimpíadas Universitárias, com medalhas conquistadas na natação e na bocha. A participação no evento proporcionou aos atletas uma experiência no ambiente paralímpico de alto rendimento, fortalecendo o aprendizado dos estudantes que atuam no projeto BRASIN e ampliando a visão sobre a importância do esporte adaptado como ferramenta de inclusão, autonomia e transformação social.
O BRASIN reafirma seu compromisso com a promoção dos Direitos Humanos, da equidade e da valorização da diversidade, contribuindo para inserir a UFTM no cenário do paradesporto universitário brasileiro.

Redes Sociais