Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Evento sobre prevenção e manejo de acidentes domésticos abriu inscrições
Extensão Universitária

Evento sobre prevenção e manejo de acidentes domésticos abriu inscrições

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2024, 09h15

O evento científico presencial "Campanha Junho Laranja: Prevenção e Manejo de Acidentes Domésticos" que acontecerá no dia 27 de junho de 2024, às 18 horas, no Auditório Safira, no prédio da reitoria da UFTM, está com inscrições abertas para acadêmicos, profissionais de saúde e membros da comunidade em geral que tenham interesse em saber mais sobre a temática. O evento é realizado pelo Projeto de extensão "Enfermagem na Promoção da Saúde e Prevenção de Agravos na Infância” da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Projeto CAIS/UFTM), coordenado pela professora Raquel Pan, do curso de Enfermagem da UFTM.

Os organizadores esperam que o evento contribua para ampliar o acesso a conhecimentos relevantes e atualizados acerca da temática, bem como alertar a população sobre os riscos desses acidentes e como realizar sua prevenção e manejo de forma eficiente, a fim de diminuir o número de casos e índices de mortalidade.

A docente responsável faz parte da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), é representante da International Society for Burns Injuries (ISBI) na América do Sul, e é vice-coordenadora do Grupo Técnico de Atenção ao Paciente Queimado do HC-UFTM. As acadêmicas e pós-graduandas da equipe do projeto de extensão desenvolvem atividades na área com a professora. “Este evento faz parte de um conjunto de ações a serem desenvolvidas na UFTM em apoio a Campanha Junho Laranja, da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ). Este é um mês dedicado a prevenção de queimaduras em todos os níveis, desde a atenção primária até os profissionais de saúde de rede pública e privada, bem como da população em geral, legisladores e setor produtivo, dando visibilidade a toda a Linha de Cuidado. O objetivo é ampliar a conscientização, apontando políticas necessárias para melhoria e oferta de atenção que este trauma requer, sendo 6 de junho o Dia D - Dia Nacional de Luta contra Queimaduras”, comentou Raquel Pan. A Campanha do Junho Laranja deste ano abordará a prevenção de queimaduras após acidentes domésticos como tema principal, passando também pelos demais fatores etiológicos com foco na educação da população.

O evento contará com palestras da enfermeira doutoranda Isabella Resende, representantes do Corpo de Bombeiros de Uberaba, da professora Adriana Gonçalves (Fisioterapeuta da Unidade de Tratamento de Queimaduras do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e professora do Centro Universitário Barão de Mauá) e do professor Jayme Adriano Farina Júnior (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e chefe da Unidade de Tratamento de Queimados do HC-FMRP/USP). Haverá o lançamento da Cartilha Educativa sobre Queimaduras desenvolvida pela Isabella Luiz Resende e Raquel Pan. Serão sorteados brindes ao final e haverá emissão de certificado.

As inscrições são gratuitas e já devem ser feitas por meio do link https://forms.gle/s55xTcZKTLAea6tN7

O contato para mais informações é pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A página nas redes sociais é @projerocais.uftm

Arte: Projeto de extensão Enfermagem na Promoção da Saúde e Prevenção de Agravos na Infância/UFTM

s2sdefault