Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Alunos de projeto de ensino de Química identificam nível do metal níquel em objetos de uso popular
Ensino

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2024, 09h26

Estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFTM que participam de projeto de ensino experimentam atividades práticas. “A beleza da Análise Química Qualitativa na proposição de esquemas de separação e identificação de níquel em amostras reais”, projeto coordenado pela professora Valéria Almeida Alves, do Departamento de Química do ICENE, propõe esquemas de separação de cátions (íon com carga positiva) para identificação do elemento químico níquel em amostras encontradas no cotidiano dos estudantes, tais como bijuterias (brincos), adquiridas em lojas que vendem acessórios de beleza a um custo baixo, na cidade de Uberaba. A discente Nathália de Oliveira Lina, bolsista da PROENS, a discente Emily Aparecida Santana Cunha e o professor Luís Antônio da Silva, do Departamento de Química da UFTM são colaboradores no referido projeto.

Equipe executora do projeto de ensino
(Da esq. para dir.) Nathalia, Emily, Valéria, Luís Antônio - equipe executora do projeto de ensino

De acordo com a professora Valéria, “o níquel oferece riscos à saúde humana, mesmo em pequenas concentrações. Trata-se de um metal potencialmente tóxico, normalmente associado à dermatite alérgica de contato, que pode acometer pessoas que utilizam bijuterias (brincos, anéis, pulseiras etc.), roupas com enfeites metálicos, ou outros produtos que contenham níquel na sua composição química”.

Brincos analisados

O desenvolvimento deste projeto, realizado no Laboratório de Eletroquímica e Eletroanalítica do DQ/ICENE, iniciou-se com as bijuterias. Todas as etapas do processo químico realizado com as amostras foram fotografadas, para fins de ilustração dos esquemas de separação e identificação que serão propostos. “Ademais, o presente projeto de ensino tem proporcionado às discentes Nathália e Emily uma oportunidade de serem protagonistas na produção de conhecimento, de extrema importância para a sua formação profissional e acadêmica, bem como de outros tantos discentes que serão beneficiados com o produto educacional resultante do mesmo. Os resultados do projeto têm sido bastante promissores e um artigo está em fase de elaboração para submissão para publicação em periódico da área de química, na seção de Educação em Química”, acrescentou Valéria.

O artigo também tem a participação do discente do curso de Licenciatura em Química, Carlos Henrique Honório da Silva, e dos egressos deste mesmo curso, Aline Dias Assunção, Milena Rodrigues de Almeida e Cidney Luiz Júnior. Todos contribuíram com este projeto de ensino desenvolvido no Laboratório de Eletroquímica e Eletroanalítica do DQ/ICENE.

Reação química de identificação do níquel nas amostras

Este projeto de ensino foi organizado para apresentar uma abordagem contextualizada no processo de ensino e aprendizagem, “mostrando que a Química tem um papel essencial no controle de qualidade de itens do nosso dia a dia, a fim de que as aulas possam se tornar mais atrativas e relevantes para os estudantes, potencializando esse processo, culminando na produção de material didático, de Laboratório de Química Analítica, e utilização do mesmo pelos docentes envolvidos no projeto, no Curso de Licenciatura em Química, e também por outras Instituições de Ensino Superior do país”, destacou a coordenadora.

Imagens: Projeto de Ensino do curso de licenciatura em Química/UFTM