Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de ensino Cine-Educação realiza atividade dia 28

Projeto de ensino Cine-Educação realiza atividade dia 28

Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2024, 07h09

A comunidade UFTM e interessados podem participar do lançamento do curta-metragem “Amor e Utopia”, no dia 28 de junho, às 14 horas, Anfiteatro A do Hospital de Clínicas da UFTM, Rua Frei Paulino, s/n (entre o Pronto Socorro e o Ambulatório Maria da Glória). A atividade é parte do Projeto de Ensino "Cine-Educação: Trilhando o Amor e a Utopia na Inclusão Social e da Pessoa com Deficiência" e o curta é um artefato produzido para a disciplina (Des/Re) Construção de Práticas Pedagógicas Cotidianas, oferecida no Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM (PPGE) e ministrada pelo professor Thiago Henrique Barnabé Corrêa e Sandra Maria do Nascimento Moreira. As vagas são limitadas e para garantir seu lugar e receber um Kit Cinema, os organizadores solicitam confirmação de presença pelo número de telefone (34) 98836-0658.

O curta-metragem conta com depoimentos de professores, gestores da APAE e de escolas periféricas e familiares, abordando perspectivas sobre o amor e a utopia no cotidiano escolar, embasadas nas legislações existentes e em suas vivências ao longo dos anos. No dia da exibição, também será realizada uma atividade de “tempestade cerebral” utilizando a metodologia do cinema e da educação para promover a reflexão e a socialização de propostas que visem à promoção da inclusão, por meio do amor e da utopia.

O Projeto de Ensino

O Projeto de Ensino intitulado Cine-Educação: Trilhando o Amor e a Utopia na Inclusão Social e da Pessoa com Deficiência tem carga horária de 8 horas para os participantes com atividades a serem feitas antes e após o dia 28 de junho. Surgiu da necessidade de cumprir uma atividade da disciplina de Pós-graduação em Educação chamada (Des/Re) Construção de práticas pedagógicas cotidianas. Alguns discentes se reuniram e escolheram como tema a “amorosidade e utopia”, decidindo criar um projeto para sensibilizar os discentes do mestrado e doutorado em Educação da UFTM sobre a importância da inclusão social, especialmente no contexto da educação universitária e na inclusão de pessoas com deficiência. O projeto busca promover reflexão e formação de professores, visando contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Arte: Projeto de Ensino