Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Nota de repúdio do Departamento de Saúde Coletiva
Início do conteúdo da página
Nota de repúdio

Nota de repúdio do Departamento de Saúde Coletiva

Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2024, 11h05

À comunidade da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

No dia 19/06/24, às 18h, o Grupo de Estudos de Direito à Saúde realizou uma aula aberta na plataforma Google Meet® com objetivo de promover uma roda de conversa com pessoas membros de uma associação de pacientes de Uberaba, juntamente com a comunidade em geral e acadêmicos das equipes do Projeto de Ensino e do Programa de Extensão, registrados na UFTM e coordenados pela Professora Dr.ª Luciana Cristina Caetano de Morais Silva, docente do nosso departamento.

Nos momentos iniciais do encontro online, no qual estavam professores, acadêmicos e membros da associação de pacientes, ocorreu um ataque virtual, por pessoas não identificadas e que tiveram acesso ao evento aberto, impedindo a realização da aula mediante o acionamento de vozes simultâneas, compartilhando imagens inapropriadas e realizando prints da situação.

Como estratégia, uma outra Sala de Aula Virtual foi criada e o encontro transcorreu normalmente. Contudo, alguns desses prints foram compartilhados em conversas de Whatsapp® da comunidade acadêmica com imagens de participantes da aula, gerando exposição constrangedora, inclusive de pessoas vulneráveis, como membros da associação de pacientes.

Reiteramos que o Departamento de Saúde Coletiva lamenta profundamente o ocorrido, repudia esse ato de ataque à atividade docente, ao ambiente acadêmico e externaliza apoio e solidariedade à professora Luciana e sua equipe, como aos demais participantes presentes no encontro. Salientamos que as imagens inapropriadas, exibidas no momento do ataque, não foram veiculadas pela docente e demais organizadores do evento.

Alertamos que, caso alguém venha receber os prints que não os compartilhem, pois, poderá responder civil e criminalmente pelo compartilhamento dos mesmos. Acima de tudo, é nosso dever ético não divulgar qualquer imagem que tenha sido realizada em condições de vulnerabilidade e desrespeito ao ser humano.

Departamento de Saúde Coletiva (DESCO/ICS)

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Ataque virtual
Fim do conteúdo da página