Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Palestra do prof. Thiago Barnabé na UPTC, Colômbia
internacionalização

Palestra do prof. Thiago Barnabé na UPTC, Colômbia

Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2024, 08h36

No dia 2 de outubro, o professor Dr. Thiago Henrique Barnabé Corrêa ministrou a palestra de abertura da XXVII Jornada Internacional de Investigación y Extensión, promovida pela Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC), localizada em Tunja, Colômbia.

O tema da palestra foi "Narrativas del Cotidianos Escolar: la investigación (auto)biográfica en la formación de maestros". Durante a visita, foi reafirmado o convênio entre a UFTM e a UPTC, estabelecido em 2016, que tem promovido ações de parceria e contribuído para a internacionalização da UFTM. Este convênio tem proporcionado mobilidade estudantil e a circulação de pesquisadores e pós-graduandos, resultando em diversas produções científicas em colaboração.

Atualmente, o professor participa como visitante e colaborador no Programa de Licenciatura em Ciências Naturais e Educação Ambiental da UPTC e é co-orientador de duas teses de doutorado vinculadas aos programas de Ciências da Educação e de Pedagogia e Didática da UPTC.

Além disso, durante a visita, foi possível estabelecer uma nova parceria colaborativa que beneficiará o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UFTM. Está prevista a visita da professora Dra. Yamile Pedraza Jimenez, da UPTC, em novembro de 2024, para participar de atividades junto ao PPGCTA.

O professor destaca que, apesar do sucesso do convênio UFTM-UPTC, ainda há necessidade de investimentos para fortalecer essa colaboração, promovendo condições mais equitativas. A equipe da ACI foi fundamental para a realização desse convênio, e é importante aumentar a visibilidade das oportunidades oferecidas.

Foto: acervo do prof. Thiago Barnabé