Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Evento estimula pertencimento da comunidade rural de Peirópolis ao Geoparque Uberaba
Início do conteúdo da página
Peirópolis

Evento estimula pertencimento da comunidade rural de Peirópolis ao Geoparque Uberaba

Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2024, 10h54

Na última sexta-feira (22/11), o Departamento de Desenvolvimento Cultural da Pró-reitoria de Extensão Universitária em parceria com o Geoparque Uberaba realizou o evento Raizes da Terra de Gigantes no Museu dos Dinossauros de Peirópolis. As atividades foram compostas por oficinas de criação de bonecas Abayomi, contação de histórias e exibição da Mostra de Animações do Dia da Animação Infantil.

A ação contou com a participação de 50 alunos da Escola Municipal Frederico Peiró, situada no Distrito de Peirópolis que se dividiram em três grupos, um dos grupos participou da oficina de confecção de bonecas Abayomi, ministrada pela arte educadora e produtora cultural do Centro Cultural da UFTM, Dira Fernandes, o segundo grupo integrou a atividade de contação de histórias coordenada pela escritora e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM, Magda Villas-boas, já os alunos do período vespertino assistiram a Mostra de Animação Infantil.


Alunos da Escola Municipal Frederico Peiró durante oficina de contação de histórias. (Foto: Raphael Arduini).

 

“Dar oportunidade aos alunos da escola de Peirópolis contarem suas histórias e participar de oficinas de artesanato com temáticas oportunas são estratégias práticas para integrar o Geoparque Uberaba a comunidade local” afirmou Raphael Arduini, diretor substituto do Departamento de Desenvolvimento Cultural da PROEXT.

O evento Raizes é uma parceria entre a UFTM e o Geoparque Uberaba e integra o programa de extensão “Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes”, a ação visa fortalecer o pertencimento das comunidades rurais de Uberaba ao Geoparque Uberaba.

Essa foi a edição piloto do evento que está sendo planejado para acontecer em outras comunidades rurais de Uberaba nos próximos meses. A ação foi idealizada pela vice-reitora da UFTM, Dra. Meire Ataíde e contou com esforço conjunto das equipes do Departamento de Desenvolvimento Cultural da PROEXT, Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, Centro Cultural e do Geoparque Uberaba.


Alunos da Escola Municipal Frederico Peiró durante oficina de confecção de bonecas Abayomi. (Foto: Raphael Arduini).

 

 

 

registrado em:
Assunto(s): Peirópolis , Geoparque
Fim do conteúdo da página