Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pesquisa de estudante do ensino médio pelo PIBIC-EM será publicada em periódico científico
Início do conteúdo da página
Iniciação Científica

Pesquisa de estudante do ensino médio pelo PIBIC-EM será publicada em periódico científico

Publicado: Quinta, 10 de Abril de 2025, 07h20

A pesquisa “Impactos das redes sociais na saúde mental de jovens: um estudo bibliográfico”, realizada por Rafaela Fernandes Santos Dias, estudante do 3º ano do Ensino Médio da E. E. Francisco Cândido Xavier, sob a orientação do docente Alberto Lopo Montalvão Neto, do Departamento em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias – DECMT/UFTM, foi aceita para publicação, sem ressalvas, na Revista Transmutare (link: https://periodicos.utfpr.edu.br/rtr). O artigo, cuja metodologia pautou-se em uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e descritiva, deverá ser publicado no próximo número da revista.

Professor e aluna, pesquisadores
Professor Montalvão Neto e a estudante pesquisadora Rafaela Dias

 

“Acredito que a publicação de um artigo científico é um desafio para qualquer pesquisador, mesmo os mais experientes. O fato de uma estudante do ensino médio, proveniente de escola pública, realizar uma investigação e culminar na publicação de artigo científico em periódico é algo motivador e enriquecedor, pois transcende barreiras acadêmicas e dialoga com a comunidade escolar. Sabemos dos atuais desafios que atravessam a educação básica, por isso considero a questão inspiradora”, afirmou o orientador.

A pesquisa iniciou-se no segundo semestre de 2024 por meio de aprovação do projeto no "Edital nº 17/2024 - Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM) do CNPq". Intitulado "Impactos das Redes Sociais na Saúde Mental dos Jovens na contemporaneidade", o projeto em desenvolvimento foi contemplado com bolsa CNPq e tem como público-alvo estudantes do ensino médio da escola que a bolsista, Rafaela, estuda. Ao conhecer os termos do edital supramencionado, o professor Alberto Lopo Montalvão Neto entrou em contato com a E. E. Francisco Cândido Xavier, escola na qual atuou como docente no ano de 2023. Ao solicitar indicações à gestão desta escola, ocorreu a mediação necessária para que a orientação desta pesquisa se tornasse possível.

A pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética da UFTM, possui duas partes: uma teórica (revisão de literatura, aceita para publicação em revista científica); e empírica, que visa coletar dados sobre a temática por meio de questionários e possíveis entrevistas, bem como desenvolver atividades didático-pedagógicas para o uso consciente de redes sociais pelos jovens. A segunda parte da pesquisa está sendo desenvolvida neste momento e tem previsão de término em agosto de 2025. 

O principal objetivo do estudo é analisar os impactos das redes sociais na saúde mental dos adolescentes, considerando tanto os aspectos negativos quanto os possíveis caminhos para um uso mais saudável destes recursos tecnológicos. “Como principal conclusão, apontamos que o uso excessivo de redes sociais leva ao desenvolvimento de diversos aspectos negativos, sobretudo no que se refere a consequências relacionadas à saúde mental, tais como depressão, ansiedade e baixa autoestima, bem como no que concerne ao bem-estar social”, relatou o professor Montalvão Neto.

O interesse pelo tema partiu da própria estudante envolvida na pesquisa que se preocupou em investigá-la. “Essa experiência está sendo uma novidade para mim, uma grande responsabilidade, mas também fortalece minha capacidade de desenvolvimento de pesquisas e escrita. Escolhi esse tema por estar presente tanto na vida acadêmica, quanto na minha vida pessoal, e por ser algo recorrente na sociedade adolescente e na rotina do jovem contemporâneo. O desenvolvimento me fez pesquisar mais a fundo sobre esse assunto e despertou um sentimento de querer contribuir cada vez mais por meio do conhecimento que adquiri”, concluiu Rafaela.

 

Imagem: Arquivo pessoal de Rafaela Santos Dias

 

Fim do conteúdo da página