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RECREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL

UFTM alcança conceito máximo no recredenciamento institucional do MEC e reafirma sua qualidade acadêmica

Publicado: Sexta, 25 de Abril de 2025, 12h47


Foto: Francinalva Silva Alves
 

Em março de 2025, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) passou por uma rigorosa avaliação de recredenciamento institucional realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A UFTM obteve nota máxima — conceito 5 — reforçando seu compromisso com a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão universitária. A nota máxima comprova a excelência da instituição e também integra as estratégias de fortalecimento da imagem e presença da universidade junto à comunidade acadêmica e à sociedade.

Nos dias 24, 25 e 26 de março, ocorreu na UFTM a avaliação in loco, realizada pela comissão designada pelo Inep, no âmbito do processo de Recredenciamento Institucional — ato regulatório que renova a autorização de funcionamento da IES e resulta na atribuição do conceito de qualidade, o Conceito Institucional (CI).

Durante os dias de visita, a comissão avaliou a documentação disponibilizada pela UFTM, inspecionou seus espaços e instalações físicas e reuniu-se com os segmentos da universidade: discentes, técnicos e docentes. 

No recredenciamento institucional, a instituição é avaliada em sua totalidade, considerando todas as suas dimensões. Para isso, a avaliação é estruturada em cinco eixos, subdivididos em indicadores, cada um recebendo uma nota de 1 a 5, cuja média compõe o Conceito Institucional.

  • Eixo 1: foram analisados os processos e políticas relacionados à autoavaliação e à evolução institucional;

  • Eixo 2: avaliou-se o desenvolvimento institucional, por meio da efetivação do PDI nas políticas e práticas de ensino, pós-graduação, pesquisa, inovação, diversidade, meio ambiente, produção artístico-cultural, ações afirmativas e promoção dos direitos humanos;

  • Eixo 3: teve como foco as políticas acadêmicas, incluindo ações voltadas à graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, pesquisa, inovação, extensão, políticas para egressos, estímulo à produção acadêmica, internacionalização, atendimento a discentes, permanência estudantil e comunicação com a comunidade interna e externa;

  • Eixo 4: abordou os processos de gestão relacionados à capacitação e formação continuada de docentes e técnicos, funcionamento dos conselhos e demais instâncias deliberativas internas, bem como a sustentabilidade financeira;

  • Eixo 5: avaliou-se a infraestrutura física e tecnológica da universidade.

No relatório de avaliação, a comissão designada pelo Inep destacou diversas políticas inovadoras promovidas pela UFTM, como as usinas de geração de energia, o selo de acessibilidade, o projeto Agita Campus e outros programas de extensão, de desenvolvimento social, de acolhimento e de permanência estudantil.

Com o reconhecimento traduzido pelo conceito máximo obtido, a UFTM evidencia sua trajetória de evolução institucional desde a última portaria de recredenciamento, publicada em 2012, quando o conceito atribuído foi 3 (três).

A evolução gradativa, refletida na melhoria contínua e no resultado da avaliação, foi possível pelo empenho e esforço conjunto de toda a comunidade acadêmica: gestão, docentes, técnicos, discentes e funcionários terceirizados, cada qual contribuindo, em sua esfera de atuação, para a excelência institucional.

Registramos, portanto, nosso agradecimento à comunidade pelo desempenho alcançado, que, sem dúvida, eleva a UFTM a novos patamares de reconhecimento, qualidade e certificação.

Fonte: Assessoria Especial da Reitoria - UFTM

Publicado por: Tiago Saad Morlin (Discente do Curso de Letras - Português e Espanhol - e estagiário da Comunicação Social da UFTM). 

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Assunto(s): Ensino , Excelência , Universidade , UFTM
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